quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Zona Euro revela sintomas mais graves de recessão.


A produção nos sectores dos serviços e da indústria encolheu em Agosto pelo sétimo mês consecutivo e numa amplitude maior do que a inicialmente estimada, revela o índice PMI da Markit Economics.

Ao contrário do que sugeria a primeira estimativa da Markit Economics, avançada há menos de duas semanas, o valor revisto do índice PMI para a Agosto sugere que a actividade económica privada na Zona Euro recuou em Agosto pelo sétimo mês consecutivo, ampliando a queda face ao mês anterior.

A segunda leitura do índice, calculado com base em inquéritos aos gestores de compras, revela que a actividade conjunta nos serviços e na indústria acentuou a queda em Agosto para 46,3, o que compara com uma leitura de 46,5 em Julho. A primeira estimativa do PMI, divulgada em 23 de Agosto, apontava para uma leitura do índice de 46,6 pontos – acima da do mês anterior e acima das previsões dos analistas.

Os números agora revistos sugerem um cenário mais sombrio, reforçando a probabilidade de a Zona Euro estar a caminho de uma nova recessão. Leituras abaixo dos 50 pontos traduzem contracção da actividade económica e há sete meses consecutivos que o PMI para a Zona Euro se situa aquém dessa linha de água.

Sem comentários: